top of page

TEMER - Como a Análise Colocou Aqui




Na tarde desta terça-feira (27/06), o atual presidente Michel Temer fez um pronunciamento onde falava sobre as denúncias feitas a ele nos últimos dias. Durante o pronunciamento de Temer, a hashtag "#ForaTemer" ganhou os TT's Brasil.


Busca feita com a #ForaTemer no RiteTag

As outras hashtags mais vinculadas a esta principal foram, além das fakebots (#timbeta, #umrei, #betaajuda, #betalab, etc), foram exigindo outro Governante, seja por meio de "#diretasja" ou então "#lula" e "voltadilma".


Busca feita pelo Netlytics com as palavras Temer, "Michel Temer" e #ForaTemer. Nuvem de Palavras feitas através do WordArt.


Durante o pronunciamento, diversos Tweets falavam sobre o discurso de Temer (palavras "colocou", "pronunciamento", "Janot", "Como"). A mais forte delas depois do nome do mesmo, podemos observar que é a ForaTemer. Nota-se a partir disso um grande desejo por parte de uma população, a renúncia do atual Governador da República, assim como vemos em uma pesquisa.


Grafo feito a partir do Flocker com as menções coletadas durante o discurso. Cerca de 5.000 menções a partir da palavra Temer.



Com o grafo podemos observar que, durante todos os últimos discursos, o pronunciamento de Michel Temer está sendo "levado" como uma piada, algo cômico. O usuário que mais se destaca é o @JOAQUINVOLTOU (laranja no grafo) com o seu tweet em que disse que aquele discurso não se comparava ao polêmico discurso da entrevista do ex-técnico do Palmeira, Eduardo Batista. Outro fato cômico foi a frase usada pelo presidente "Não sei como Deus me colocou aqui". A frase foi muito utilizada como meme durante a tarde e o resto do dia. Enquanto o pronunciamento se desenrolava, o usuário @naosalvo (vermelho no grafo) ironizou a frase e foi muito compartilhado e curtido no Twitter por isso.


O cluster em roxo que se mostra no grafo (@dilmabr, @SamanthaDiiva, @oijucysz e @falarafha) mostra algo em comum entre os usuários que emitiram tweets e que deram rt's a partir deles. Todos os comentários carregavam a hashtag #ForaTemer. Os demais clusters como o verde (@brasil247) são compartilhamentos de sites com os casos de denúncia com os nomes Temer e Janot.


Há outras diversas menções sobre o assunto, algumas comentando sobre o pronunciamento colocando palavras utilizadas pelo presidente (em muitas delas ironizando) e outras xingando o mesmo.


Com o pronunciamento de Michel Temer neste dia, o ambiente nacional mostra que há um tempo já era o desejo de uma pequena parcela, a renúncia do presidente. A cada pronunciamento, o político não é levado a sério por boa parte dos internautas e diversas frases ditas são utilizadas contra ele mesmo, chegando até o caso de virar meme como ocorreu.


Neste momento a credibilidade e a confiança dos brasileiros (pelo menos por parte dos internautas), parecem diminuir a cada noticiário. As diversas denúncias e a briga política por parte dos eleitores mostram um ambiente de "Guerra Fria Civil". Até o fim de 2018 muita coisa ainda há de se desenrolar.




  • Facebook
  • Twitter
bottom of page