top of page

Rafael Braga - e-Protesto e Justiça do Brasil




Na última segunda feira (31/07), uma parte dos usuários do Twitter mobilizaram-se com o caso do rapaz Rafael Braga, preso em um protesto por tráfico de drogas e associação ao tráfico portando duas garrafas de produtos de limpeza. Neste dia alguns usuários prestaram apoio a Rafael e criticaram a justiça pela condenação do mesmo.

Nuvem de palavras mais citadas durante a tarde do dia 31/07. Cerca de 6.000 palavras coletadas com o Flocker.

As menções foram coletadas ao mesmo tempo em que o assunto ia se tornando Trending Topic a partir da hashtag trendada "#LibertemRafaelBraga". Assim como a própria já diz, um grande apoio ao acusado foi mobilizado na rede por conta dos motivos de sua prisão.Como a wordlcoud apresenta, diversos usuários relatam o ato como racista por conta de Rafael ser negro e também preconceito social pela sua baixa renda.


Grafo feito com Gephi a partir de menções coletadas no Twitter dia 31/07 com o Flocker. Cerca de 6.000 menções com a busca no termo #LibertemRafaelBraga.


O grafo apresenta diversos grupos falando sobre o julgamento do dia seguinte (01/08). O cluster de perfis com a cor azul são ligados ao feminismo, porém o perfil utilizado como maior referência (rts e menções feitas) foi o @davidmirandario. O perfil comparou o caso de Rafael Braga com o do filho da desembargadora Tânia Garcia, que foi preso mas logo após beneficiado por um habeas corpus. "O filho da desembargadora é inocentado com 130kg de maconha e Rafael Braga esta preso apenas com a palavra da polícia #LibertemRafaelBraga" -@davidmirandario. Os perfis do mesmo cluster além de retuitar, também tuitavam coisas semelhantes.


O cluster lilás mostra a influenciadora Nataly Neri que compartilhou algumas vezes "Amanhã será julgado o pedido de Habeas Corpus de Rafael Braga! Vamos pressionar, usar as redes sociais pra super a tag #LibertemRafaelBraga!". Assim como ela, os usuários do clusters vermelho e laranja (em sua maior parte feministas negras) também apoiam a Rafael com a tag e assimilaram o que já foi citado como um "caso racista". "A justiça é burguesa e racista #LibertemRafaelBraga" -@GreloDeNutella. O cluster rosa é referente a perfis relacionados ao Rap. Os perfis mais influentes deste cluster são @rapfalando e @poetasnotopo3.


Os perfis do cluster verde são perfis relacionados a mídia e também a políticos muito relacionados a mídia também, como no caso do perfil @jeanwyllys_real "Coletivos e ativistas que estão na luta #LibertemRafaelBraga estão se organizando, hj e amanhã, em manifestações virtuais e presenciais.". Políticos como Luciana Genro também prestaram apoio ao acusado. Os perfis relacionados a portais/jornais apenas relataram sobre o caso que ocorrera no momento. Os cluster amarelos são perfis de usuário menores que replicaram diversas vezes a hashtag em questão e tuítes relacionados.


No dia do julgamento (01/08) o Twitter se mobilizou novamente colocando o assunto nos Trending Topics Brasil. O caso acabou sendo adiado e dois desembargadores negaram o habeas corpus de Rafael Braga. Isso também foi motivo de mais protesto na rede.

Amostra de tuítes (2.500) coletadas durante o dia 01/08 sobre o caso. Busca feita com o Netlytic com o termo "Rafael Braga".

Desta fez diversas críticas foram feitas, algumas delas citando questões sociais e outras a justiça brasileira. Dois casos disto são o do perfil do ex-senador Eduardo Suplicy (@esuplicy) "Rafael Braga, negro, pobre e da periferia, segue preso depois de ser vítima de um flagrante forjado pela PM carioca. #LibertemRafaelBraga". E também o caso da ex-deputada Luciana Genro (@lucianagenro) "Rafael Braga é vítima da maior arbitrariedade penal do Brasil: o encarceramento em massa de jovens negros e pobres. #LibertemRafaelBraga". "Será que se Rafael Braga fosse filho de um(a) desembargador(a) ainda estaria na prisão? #LibertemRafaelBraga".


O perfil @davidmirandario novamente foi retuítado mostrando a comparação do caso do filho da desembargadora inocentado e também a citação "O único crime de Rafael Braga é não ter mãe desembargadora...#LibertemRafaelBraga". O perfil do Mídia Ninja foi uma das referências do acompanhamento do caso, tendo diversas vezes a matéria sobre o caso retuítado e também apoiando a causa "Libertem Rafael Braga".


Com toda essa mobilização, a manifestação nas redes questionou o ambiente em que vivemos no Brasil, onde as questões raciais e sociais são debatidas. A manifestação contou com apoio principalmente por perfis ligados também a minorias sociais como negros, mulheres negras e também o rap (considerado por muitas vezes um gênero musical marginal). Expondo as minorias sociais da forma em que são julgadas perante a lei, os diversos usuários da rede questionam o meio legislativo sempre utilizando algum caso para tornar seus argumento mais efetivos, como no caso de Breno Fernando (filho da desembargadora Tânia Garcia). Além de mostrarem um item a se tornar relevante. Boa parte dos manifestantes mostram o quanto as causas das minorias sociais são tão "descartáveis" a ponto de perderem o foco e serem substituído por outro assunto como podemos ver no tuíte do user @pretaodara "Meu sonho a Internet se mobilizar pela Liberdade de Rafael Braga da mesma forma que se mobiliza para falar do clipe da Anitta e do Vittar".

O clipe das duas artistas fora divulgado no mesmo dia do julgamento.

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page