top of page

Movimentação - #ContraARedução

Na manhã desta quarta-feira (27/09), um dos assuntos mais comentados nas redes sociais foi a votação da PEC na CCJ que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Um grande movimento foi feito no Twitter com a promoção da hashtag "#ContraARedução", que chegou a um dos assuntos mais comentados na rede. Diversos artistas fizeram vídeo contra PEC, que durante toda a movimentação foram compartilhados pelos usuários com a mesma causa. Ao longo do dia, a PEC foi adiada em até 30 por pressão da ONU.


Foram coletadas as menções através do Gephi utilizando o plugin do Twitter de coleta ao vivo a partir da hashtag "ContraARedução". Foram cerca de 4198 nós identificados entre 10h à 17h do dia 27 de setembro.


Foram cerca de 4198 nós coletados com o Gephi

A maior parte da movimentação em torno do assunto claramente foi sobre as pessoas que são contra a PEC, porém pessoas a favor também prestaram suas manifestações através da mesma hashtag. A partir disso, dois grandes grupos puderam ser identificados. O vermelho são perfis onde boa parte são considerados "de esquerda" e o azul "de direta".

Principais users que que apoiaram a hashtag

Acima podemos ver os principais atores do cluster vermelho que foram utilizados também como base para compartilhamento de ideias e fonte de notícias. Os perfis "@j_livres", "@midianinja", "@davidmirandario" e "@marcelofreixo". Notam-se políticos e portais que veiculam notícias "características" do movimento de esquerda. Além desses usuários foram encontrados também o humorista e escritor @gduvivier (Gregório Duvivier) e @jeanwyllys_real (Jean Wyllys). Um caso a parte a se observar é que o perfil "@ujsbrasil" (União da Juventude Socialista) se mostrou contra a PEC e publicou uma um tweet com a mesma mensagem, porém ele aparece entre os dois grupos por conta de ser tido um grande questionamento por alguns dos usuários do cluster azul.


Principais users contra a hashtag

No cluster azul, um dos principais usuários tidos como referência e com mais compartilhamento de mensagens são: "@jqteixeira", "@tatymenis76", "@babibelieves" e "@srdeabo". Estes usuários tiveram grande número de RT's e curtidas por mensagens que criticavam quem era contra a PEC. Uma das formas fora citando crimes praticados por menores onde os mesmos são absolvidos. O usuário @jqteixeira, como já é característico, postou um tweet utilizando de humor para tratar do assunto que no momento teve grande número de curtidas e RT's por parte do cluster em questão.



Perfis mais ativos na hashtag - grau de saída

Alguns usuários foram muito mais ativos do que outros na promoção da hashtag contra a PEC, como podemos observar as grandes arestas presentes no grafo.


Os principais usuários do cluster azul (@ganchodedireita, @447cruz, @leaenam, @biadegrazia) em seus tweets alegaram hipocrisia daqueles que são contra a maioridade penal e também criticaram a educação do país e o sistema prisional e seus programas de reinserção de jovens e adultos na sociedade (alegando falhas, por isso diminuir a maioridade).


As duas arestas mais fortes presentes no cluster vermelho estão ligados aos usuários "@grokiw" e "@marceloacoelho1" que publicaram e interagiram intensamente sobre o assunto. O mesmo termo sobre a falha de inserção dos jovens em sistemas prisionais fora citada, mas utilizando este fator para ser contra a diminuição da maioridade. Muito se falou dentro deste grupo sobre a educação ser uma das soluções para o problema da criminalidade infantil. Fora identificados também em diversos tweets a frase de apoio "Reduzir a maioridade é tratar o efeito, e não a causa."


Wordclou feita a partir de menções sobre o mesmo termo coletadas com o Netlytics e feitas com o Wordle.

Sobre as principais palavras nota-se usuários como o perfil do Jornalistas Livres e Mídia Ninja que foram grandes ativos no que se chamou se "Tuitaço". Comparações a outros as leis de outros países também foram feitas, além do apoio a causa (contra a PEC) e repúdio ao movimento.


Logo abaixo temos a wordlcloud dos principais termos das descrições dos perfis do Twitter dos usuários de cada cluster. (Identificados a partir do Gephi)

No cluster vermelho claramente o país onde as pessoas vivem é exibido. As palavras Deus e vida também são muito repetidas. Partidos políticos como PSOL e PT estão ligados aos usuários também. Ocupações como Jornalista, Professor, Advogado e Estudante são os principais identificados. Em causas sociais e políticas nota-se as palavras feminista, militante e esquerda sendo citadas também.


Os mesmos termos, Brasil e vida, também são citados na descrição de perfis dos usuários do cluster azul. Além disso também são citados "Católico" e "Cristão", aliando a ligação destes perfis a religião cristã. As principais ocupações exibidas são Advogado, Estudantes e Professor. Entre causas sociais e políticas foram identificados as palavras direta, conservador, politicamente, correto, Bolsonaro e Bolsonaro2018.


Apesar de pensamentos muito contrários, assim como na ideia da reinserção dos jovens, diversas semelhanças estão presentes nestas descrições próprias dos usuários como o amor por futebol (com a própria palavra e alguns times sendo citados), as palarvas mundo, Deus e vida e a semelhança das ocupações dos principais militantes das diferentes causas.

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page