top of page

Grafo: Chega de Assédio

Na manhã desta última terça-feira (04/04), tendo um pico para o fator gerador o assédio do ator José Mayer a uma figurinista, diversas artistas da Globo e também figurinistas se movimentaram para uma manifestação contra o Assédio às Mulheres.


O movimento se estendeu logo quando José Mayer publicou uma carta assumindo o ato e o também ator, Caio Blat, deu apoio a Mayer. A Globo resolveu afastar o ator da próxima novela que faria por conta do caso, e a manifestação continuou nas redes sociais.




Claramente o movimento não aconteceu apenas por conta do ator, mas é sabido que vários outros casos de assédio muito mais graves acontecem no país e no mundo e a manifestação teve o intuito de chamar a atenção para isso.


Observando no Twitter, na manhã do dia 04, a principal hashtag trendada sobre o assunto foi "#MexeuComUmaMexeuComTodas". Os perfis que foram referência sobre o assunto a partir deste mesmo termo foram: @dilmabr, @camilapitanga, @taisdeverdade, @obruceives, @evaristocosta.

Grafo exibindo os principais perfis durante o assunto.

Grafo feito utilizando o Netlytic

As atrizes Camila Pitanga e Tais Araújo são mulheres que em diversos momentos lutam pelas mulheres como um todo e também pelas mulheres negras. Logo após, as os termos mais utilizados durante as manifestações (em outras redes também) foi a hashtag "#ChegaDeAssédio" com variações de acentuação. Nessa wordcloud abaixo podemos ver um outro acontecimento que também foi alvo da manifestação. Alguns atos do participante do programa "Big Brother Brasil", Marcos, também foram criticados.



Nuvem de palavras feitas com Netlytic

No dia 05/05, ao analisar sobre a hashtag "#MexeuComUmaMexeuComTodas", vemos que associado ao movimento voltado para o gênero e social (#girlpower, #respeitaasmina, #feminismosim), vemos também a questão política envolvendo o atual presidente, Temer.



Grafo feito através do RiteTag

Ao vermos esses termos, vemos que todas as questões da luta do feminismo se mostra entrelaçada não apenas a uma luta de igualdade de gênero, mas também social e política. Este movimento, com partida e apoio de grandes artistas mostra-se ganhar mais força, pois com o fator gerador ser um acontecimento em uma empresa de grande porte e nome no país e a manifestação partir "de dentro", a atenção a ser dada passa a ser ainda mais significativa por conta da visibilidade.

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page