top of page

Junho - #Pride2017

O mês de junho começou e com ele vem a luta contra o preconceito e a intolerância. “Um mês para celebrar o amor e a diversidade!”. A conscientização de que amor não tem gênero (Love is Love) foi pregada durante todo o dia nas redes, principalmente no Twitter e assim será durante o resto do mês especialmente.


As palavras/hashtags mais ligadas à hashtags mundial foram a de como ela mesmo diz, pride, lgbt, sex, job, loveislove, thanks, love. Todas elas relacionadas ao orgulho de pertencer a comunidade LGBT e a propagação do amor. Sem contar com itens do cotidiano como “sex” e “job”.


Tags ligadas a hastag #Pride2017 retiradas do Ritetag

Nuvem de palavras sobre as menções da hashtag #Pride2017 no Twitter

Diversos tweets foram, assim como já citados sobre palavras de apoio ao Orgulho LBGT e toda a causa. Além da pregação do amor. Os usuários do Twitter também pediam RT's para poderem propagar a mensagem com o máximo de pessoas de suas redes. Houve também menções questionadoras como: "E se os homossexuais fossem um plano de Deus para testar seu amor ao próximo, você estaria salvo?"

Grafo feito através do Gephi com cerca de 10.000 menções do Twitter com a hastag #Pride2017


Os usuários "@THEMAZEKILLS" e "@LMJuupdates" foram os mais compartilhados com as mensagens de apoio ao #Pride2017. Como já visto nas tags do RiteTag, comentários sobre sexualidade e amor também foram compartilhados do user @patronusmatthew: ""all the sexual orientations are valid #pride2017" (todas as orientações sexuais são válidas #pride2017).


O movimento também lembrou o preconceito por parte de religiosos que ocorre através da user @AmyMek ""Weeks before the #Orlando Islamic Attack Muslim "scholar" at FL Mosque said 👉 “killing gays is the compassionate thing to do” #Pride2017". (Semanas antes do Ataque Islâmico de #Orlando. O "estudioso" muçulmano na Mesquita da FL disse que "matar gays é a coisa compassiva a fazer" #Pride2017).


Com a nuvem de palavras e o grafo pode-se notar algo interesse. Duas marcas foram muito citadas dentre as menções no Twitter. Fazendo uma coleta através do Flocker (cerca de 10.000 menções coletadas), a Netflix e a Billboard são citadas com muita frequência, porém em dois "polos" diferentes da conversa.


A Billboard publicou diversos artistas que são influenciadores e maiores apoiadores da causa LGBT junto com a hastag #30DaysPride. Isso gerou grande compartilhamento do conteúdo e artifício de apoio também por outros usuários. Já a Netflix deu um "tiro no pé", pois, no primeiro dia do mês deste movimento ela cancelou a série Sense 8. Isso gerou uma grande revolta dos internautas, pois a obra aborda com abrangência o assunto. Como visto no grafo, o usuário @RideOfSongs foi um destes com o seu tweet "Nice @netflix to cancel your most diverse & LGBT + friendly show on the first day of the #Pride2017. What a fucking joke". (Boa Netflix por cancelar o seu programa mais diverso e LGBT + amigável no primeiro dia do # Pride2017. Que p*ta brincadeira). Este grande movimento provocado na rede mostra o grande público lgbt que o Twitter possui e o quanto eles tem a dizer. Exibe a maior parte dos posicionamentos desse público e os diversos ataques que sofrem no cotidiano. Além disso também nota-se o quanto uma marca pode ser afetada e vista quando aborda este público.

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page