top of page

Análise: Conselho para as novas gerações



Em um vídeo no Instagram da Interact Club Penafiel na Junta de Freguesia de Penafiel, foi perguntado a um grupo de idosos quais os conselhos para as gerações mais novas.

Dentre 23 conselhos, é possível analisar algumas coisas rápidas que falaremos a seguir:


Principais temas

Os principais conselhos dados foram: viver em harmonia, amar e ser feliz. Todos os conselhos dados giram em torno de uma estabilidade emocional para as novas gerações.



Essa estabilidade e proveito de suas vidas ficam mais latentes quando vemos as próprias palavras ditas pelos idosos analisados. As palavras em destaque são "vida" e "aproveitem".



Idade por tema

Quando cruzamos a idade com os principais conselhos, vemos que quanto mais velha a pessoa, mais ela aconselha os mais novos a amar mais, independente de quem seja. O gráfico abaixo mostra a incidência destes conselhos marcados como uma linha de acordo com a idade e seu conselho.



Tema por idade

Quando observamos a abrangência destes conselhos por idade, é possível identificar que "aproveitar a vida" é um conselho mais abrangente nas idades. Ele tem um alcance maior, quase como um conselho padrão.

Viver em harmonia e aproveitar a companhia possui seu alcance em idosos mais novos, mas não com muita abrangência.


Ao final

Fazendo essa rápida análise é possível identificar que:

  • Quanto mais sênior a pessoa, mais a benevolência e a demonstração de amor se é pedida. Quase como um pedido do que falta para as gerações anteriores, e pela sua própria, vistas por eles.

  • Todos os conselhos dados giram em torno de uma estabilidade emocional para as novas gerações.

  • "Aproveitar a vida" é um conselho mais abrangente nas idades, tornando-se um conselho "padrão" a ser seguido.

  • Viver em harmonia e aproveitar a companhia possui seu alcance em idosos mais novos. Isso torna quase um reflexo de que lidar com o outro é um conselho que o mais novo da, antes de chegar ao amar mais. Quase como uma escala nestes conselhos.


Esperamos que tenham gostado dessa análise mais rápida sobre alguns pontos do dia a dia observados. Qualquer dúvida nos contatem. Abraços!

Comments


  • Facebook
  • Twitter
bottom of page