top of page

Junho e o Orgulho LGBT

Junho foi o mês de celebração do Orgulho LGBT. Logo no primeiro dia do mês, um movimento começou a ser feito em prol da causa para que as vozes desse público fossem ouvidas. Dia 28/06 foi o Dia do Orgulho LGBT e com ele novamente um movimento foi feito principalmente no Twitter exaltando toda a causa, levantando questões sobre o preconceito enfrentado e também como o próprio nome já diz, demonstrando orgulho.

A seguir uma amostra do que ocorreu no momento em que a hashtag #OrgulhoLGBT foi trendada nos TT's Brasil no Twitter:

Menções coletadas a partir da hashtag #orgulholgbt no Twitter utilizando o Flocker.

A partir da nuvem de palavras coletada sobre o assunto no momento em que alcançou seu ápice nos TT's Brasil do Twitter, podemos ver as palavras "respeito" e "orgulho" diversas vezes citadas. Isso transmite o que o movimento e o mês pregam fortemente.

Hashtags vinculadas ao termo #orgulholgbt. Grafo feito com o RiteTag.


A partir desse grafo de hashtag feito, podemos ver que a política também está atrelada ao movimento com o termo "rights" e "community". O liberdade de escolha amorosa também é dita a partir dos termos "#happy", "#loveislove", "#love".


Grafo gerado no Gephi a partir de menções coletadas no Flocker no momento em que a hashtag #orgulholgbt foi trendada (Cerca de 10k tweets entre as 16h às 16h30).


O principal user no Twitter falando sobre o assunto foi @valehomossexual. O user disseminou diversos tweets sobre respeito e orgulho, mas o principal foi sobre a publicação de um personagem do cartoon Adventures Times onde o mesmo fala sobre a diversidade e respeito entre as pessoas.


Outro principal user falando sobre o assunto foi @cleytu. Neste caso foi mais interessante a se notar, pois ele disseminou uma ação da Coca-Cola feita especialmente para este dia. Utilizando o a frase de cunho preconceituoso "Essa Fanta é Uva"/"Essa Coca é Fanta", a empresa lançou uma lata com a frase "Essa Coca-Cola é Fanta sim, e daí?". A embalagem foi distribuída apenas para os funcionários na sede da empresa no Rio de Janeiro. De acordo com a diretora de Comunicação da Coca Brasil, Marina Peixoto, a embalagem foi feita pois:"Acreditamos que ações como essa geram orgulho e empatia e ajudam na cultura positiva do nosso dia a dia". Houve um caso onde o user @JOAQUINVOLTOU publicou utilizando a ação da Coca-Cola para satirizar o movimento utilizando embalagem de cerveja.


Outras marcas também utilizaram da data para promoverem mensagens. O user @lmjgoal5 publicou um tweet com algumas delas (além da Coca-Cola, Doritos, Skol e Mc Donald's). Aproveitando todo o movimento, a Globo publicou em seu Twitter uma cena de uma novela transmitida onde mostra a cena de uma personagem lésbica pedindo a sua parceira em casamento, caso comentado nas redes quando transmitido nacionalmente.


Mostrando que a política também está envolvida, o deputado Jean Willys publicou um vídeo em resposta a uma ofensa sofrida no Dia do Orgulho LGBT. O deputado foi elogiado por diversos usuários da rede pela atitude feita.


Em segundo momento, mostraremos o que ocorreu durante todo o Dia do Orgulho LGBT:

Nuvem de palavras feitas com o WordArt a partir de menções coletadas do Twitter pelo Netlytic.


Todas as mensagens já ditas anteriormente foram disseminadas durante todo o dia do movimento. Orgulho, Seja Você Mesmo, Respeito, Grato e Amor são algumas das que ilustram isto. A ação da Coca-Cola também repercutiu muito durante o dia como podemos ver na wordcloud com as palavras "Fanta", "Coca" e "Essa", sendo muito elogiada por diversos usuários da rede. Diversos tweets também afrontaram aos homofóbicos através do compartilhamento de mensagens de orgulho e também das marcas aderindo ao movimento.



Cerca de 3k menções coletadas durante o dia sobre pela #orgulholgbt com o Netlytic e feito pelo Gephi.

Além dos já citados anteriormente, também foram utilizados como referencia para a causa movimentada no dia 28. Um dos principais foi o youtuber Luba, que em seus vídeos fala sobre cotidiano e sobre sua sexualidade de uma forma mais leve em dados momentos. O tweet do youtube sobre ter orgulho de "ser você mesmo" foi muito compartilhado na rede. O user @aligagay também foi referência por propagar mensagens de apoio ao movimento.


Um caso interessante a se notar é o cluster em vermelho no grafo acima. O user

@vaiiagay falou sobre um fato do cotidiano de um lgbt, ter medo de viver como realmente é. Mostrando nesta causa não só o humor utilizado pelos usuários, mas também casos reais de que vive um cotidiano de diversos preconceitos.


Ao final do mês pode-se crer que todo o movimento feito tem muito apoio e ainda muito que ser discutido, vemos pelo caso do deputado Jean Willys colocado acima. O que foi dito no artigo passado é o que se conclui aqui também, as marcas que entenderem esse público e estiverem dispostos a apoiar o movimento tem um grande nicho a agregar.


Escutar todas essas pessoas não só pela sua força no mercado, mas também por sua ideologia é um dos pontos para as marcas que pretendem progredir junto a um ambiente em constante evolução de ideias. Deixamos de exemplo o quanto esse nicho tem a dizer e unirem-se para aderir algo o caso da Netflix, que após cancelar uma série muito assistida pelo público lgbt, voltou atrás.

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page