top of page

Suicídio: Análise de Cartas

Recentemente somos impactados com notícias de suicídios em diversos locais do mundo. O último caso mais chocante para o mundo foi o do vocalista da banda Linkin Park, Chester Bennington. A banda acabara de lançar um vídeo clipe de uma música nova, feito shows recentes e já programando novos. Um paradoxo é feito pois o que se sabe é que não sabemos o que passa na cabeça das pessoas passando por certos desafios em sua cabeça para chegar ao ponto do suicídio.




Diversos fatores levam ao ato. Um fato interessante é que na maior parte dos países com a população mais feliz no mundo, o número de suicídio também é alto. Isso tem a ver com a própria questão de felicidade. "Pessoas descontentes em um lugar feliz podem sentir-se particularmente maltratadas pela vida”, afirmou Andrew Oswald em uma pesquisa sobre o caso. Stephen Wu, outro pesquisador, também disse "Este resultado é consistente com outras pesquisas que mostram que as pessoas julgam seu bem estar em comparação com outras à sua volta".


Este fato é quase um oposto ao relacionarmos a lista de países com os maiores índices de suicídio. Guiana é o país com a maior taxa de suicídio do mundo. A maior parte disso se deve a problemas de abuso alcóolico, saúde pública, e pobreza rural. Isso leva vários cidadãos tirarem suas próprias vidas. Relacionamos isso ao fato de “O suicida não quer morrer e sim parar de sofrer!” (Site Psicologias do Brasil).




Além desses casos, o suicídio também esta ligado a questão de relacionamentos afetivos. “80% avisam que vão se matar!” “O suicídio é visto como uma solução para acabar com o sofrimento.” (Site Psicologias do Brasil). A partir disso passamos a analisar cartas/bilhetes de despedidas com a ferramenta de mineração de texto (Sobek Mining) para entender o que elas tem a passar como mensagem.


Esta primeira carta está relacionado a um amor perdido e mostra o quanto o sentimento mais profundo de uma pessoa leva ao ato de tirar a própria vida. A terceira pessoa e a palavra “dentro de mim” ligam ao que o autor da carta sente naquele momento, além de “dentro de mim” levar novamente a terceira pessoa e ao sentimento perdido quando este termo liga “ti”, “mim” e “amei”.



Nesta segunda carta podemos observar que o autor já não vivia com tanta felicidade e esperança quando vemos a relação no texto em que a palavra “morte” faz com “esperanças” e principalmente “viver” e “mim”, demonstrando um descontentamento dele em seu dia-a-dia. Isso também pode se relacionar com o vocalista já citado, Chester. Muitas vezes a pessoa que passa por isso não da tantos indícios do que sente claramente. Nota-se isso também da maneira poética em que o autor descreve sua carta.



Esta outra carta mostra um fato recorrente nos depoimentos. O autor se culpa por diversos fatos e acha que o que está fazendo é a melhor coisa não só para si, como para as outras pessoas também.




O autor deste depoimento revela aqui o pico do que ele já aguenta. Nota-se isso ao vermos que a palavra momento está relacionada a “vida”, “consigo” (não consigo) e “coisa”. Mostrando novamente que em muitos casos as pessoas que passam por isso não demonstram visivelmente o que acontece com elas mesmas. Uma conformação também se instaura ao vermos a palavra “Sei” se repetir durante o texto.


A partir destes textos e grafos, o que nota é que estes casos merecem atenção. Em sua maior parte as pessoas que passam por momentos como estes não estão tão aptas a se abrirem, mas dão algumas aberturas no cotidiano como sinais. Estes casos podem abranger em partes o Complexo de Atlas e também Síndrome de Plutão, onde tudo em excesso acaba excedendo o ser.

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page