top of page

Movimentação - O #DiadaMulher

Nesta última quinta-feira (08/03) foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, mas do que nunca essa data se mostra mais forte e representativade de luta para uma real igualde de gênero.


No mesmo dia, diversas buscas sobre o dia e sobre a luta de igualdade de gênero foi feita no Google, enquanto no Twitter diversos termos e hashtags subiram para os Trending Topics Brasil. Estre esses principais tópicos estavam "#DiadaMulher", "#WomensDay", "Feliz dia das Mulheres" e "8M"


Busca sobre "DiadaMulher" no RiteTag


Como é possível observar no grafo acima, além dos termos já citados, diversas outras hashtags estiveram presentes relacionados ao Dia da Mulher. Algumas personalidades e até empresas engajadas como "#netflix".


O grafo abaixo exibe as primeiras conversas em torno do assunto do Dia das Mulheres.


Pesquisa feita com Netlytic às 11h do dia 08/03 a partir dos termos "#DiadaMulher", "WomensDay" e "Feliz dia das mulheres". Cerca de 452 nós identificados.

As principais conversas giraram em torno de homenagens a personagens fictícios como a Mulher-Maravilha (compartilhado pelo user @pipocasclub) e mulheres de grande influência e com grandes feitos como Vera Rubin, Nina Simone, Dandara e Lana Wachowski (por @smcsp1). Houve também homenagens a cantoras de K-Pop (partindo do user @omgkpopofficial). Além dessas homenagens, boa parte dos tweets coletados, e com grande ator o user @khaleesiuy, foram postadas diversas críticas como o feminicídio.


O grafo abaixo mostra os tweets feitos ao longo da manhã e da tarde do dia 08 de março, coletados com o Flocker.


Tweets coletados a partir da hashtag #DiadaMulher. Cerca de 4.351 nós identificados.



Ao longo do dia, as mensagens de crítica ao feminicídio, desigualdade de gênero, objetificação sexual e outros temas também envolvendo a diminuição social das mulheres foram abordados juntos a hashtag "DiadaMulher". Esses temas abordados foram imensamente discutidos e compartilhados principalmente pelos usários @valehomossexual e @vibdovale, que em boa parte de suas mensagens exigem respeito para com as mulheres.


Os usuários @Flamengo e @greysanatombei prestaram suas homenagens às mulheres utilizando de temas em que possuem influencia (respectivamente futebol e a série Greys Anatomy). O user @Personare aproveitou do grande interesse presente no Twitter sobre signos (assunto em que o perfil é especializado) para homenagear as mulheres de cada um dos signos.


Na contra mão de todo esse assunto, o perfil @JOATEI enviou mensagens (em alguns casos com mutias interações) sobre o dia das mulheres de cunho irônico e sempre criticando os transsexuais e travestis. Além também de ironizar o movimento feminista utilizando de campanhas publicitárias feitas.


Cerca de 789 menções coletadas com o netlytic a partir do termo homem e homens lang:pt iniciando no dia 08/03


Observando uma grande movimentação sobre a ação dos homens nesse mesmo dia, foi analisado também o que se falavam sobre os mesmos no dia 08/03.


Assim como em algumas mensagens dos grafos anteriores, a diferença de salários nos mesmos cargos (sendo o homem ganhando mais) foi lembrado e criticado pelos internautas, principalmente pelos perfis @msantoro1978 e @harryegirl. Foram lembradas também mulheres com outros grandes feitos, como a brasileira Maria Quitéria e criticas às atitudes dos homens como desrespeito as mulheres.

Assim como o luta e o intuito da criação deste dia Internacional, por muitas vezes e por muitos casos de mensagens compartilhadas mostra o quando a sociedade evoluindo a passos muito lentos. O desrespeito com as mulheres ainda está muito presente, assim como a grande diferença de salários entre homens e mulheres desempenhando um mesmo cargo.

A lembrança de grandes mulheres feitas pelos perfis acaba por mostrar que elas também são capazes de desenvolver grandes feitos com uma única dificuldade, o preconceito.

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page